Ação e Reação




     Todos nós, em algum momento da vida já escutamos ou utilizamos esta expressão, tão básica quando tratada em Física e tão verdadeira na Inteligência Emocional. Podemos também equiparar o termo para " Causa e Efeito" ou mesmo "Ação e Consequência".

      Pode parecer algo tão óbvio nos dias atuais, mas a colocação formal do termo, explicado e legislado aconteceu apenas em meados do século XVII pelo magnífico cientista Sir Isaac Newton. Digo legislado pois esta é denominada a Terceira Lei de Newton.



    As leis de Newton enquadram-se no estudo da Dinâmica, ou seja, o estudo da relação entre a força e o movimento, sendo Força, a interação entre dois corpos. 

      Estas leis são consideradas os três pilares fundamentais da Mecânica Clássica, também chamadas Mecânica Newtoniana, dada a importância deste homem  para a Ciência e para a Vida.






    Aplicamos suas leis TODOS os dias ao caminhar (quando avançamos para frente fazendo do atrito uma força de reação), quando empurramos um balanço para uma criança, quando fazemos compras com o carrinho de mercado, quando prendemos o cabelo com um elástico...








A força de Ação e Reação abrange todas as forças, excetuando apenas as forças Peso(p) e Normal(N)

Exceção : quando estamos parados temos incidindo em nós a força da gravidade (g) - (com força vertical para baixo) e associada a massa do nosso corpo obtemos a Força Peso (p) e respondemos como reação, com a Força Normal (N) - ( força vertical para cima).

Então podemos pensar que assim também ocorre Ação X Reação,não?? ... Não...Repare que a força Peso e a força Normal atuam num mesmo corpo, não sendo classificadas como ação e reação, e também não houve movimento.



   As Leis de Newton determinaram um novo e maravilhoso patamar da Física e da Ciência:

1ª Lei de Newton - Princípio da Inércia
"Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, e um corpo em movimento tende a permanecer em movimento."
  • Quando estamos dentro de um carro, e este contorna uma curva, nosso corpo tende a permanecer com a mesma velocidade vetorial a que estava submetido antes da curva, isto dá a impressão que se está sendo "jogado" para o lado contrário à curva. Isso porque a velocidade vetorial é tangente a trajetória.
  • Quando estamos em um carro em movimento e este freia repentinamente, nos sentimos como se fôssemos atirados para frente, pois nosso corpo tende a continuar em movimento.




































2ª Lei de Newton - Princípio Fundamental da Dinâmica
Quando aplicamos uma mesma força em dois corpos de massas diferentes observamos que elas não produzem aceleração igual.
" Força é sempre diretamente proporcional ao produto da aceleração de um corpo pela sua massa".
                               

F é a resultante de todas as forças que agem sobre o corpo (N)
m é a massa do corpo a qual as forças atuam (em kg);
a é a aceleração adquirida (em m/s²).

(A unidade de força, no sistema internacional, é o N (Newton), que equivale a kg m/s² (quilograma metro por segundo ao quadrado)).



3ª Lei de Newton - Princípio da Ação e Reação
"As toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção, mas sentidos contrários."



   Quando uma pessoa empurra um caixa com um força F, podemos dizer que esta é uma força de ação. mas conforme a 3ª lei de Newton, sempre que isso ocorre, há uma outra força com módulo e direção iguais, e sentido oposto a força de ação, esta é chamada força de reação.






   
     A consequência como resposta a uma ação é visível, tátil ou perceptível. Podemos não racionalizar nossos atos em níveis de força ou massa, mas sentimos os efeitos de cada um deles ao agirmos. Na vida não há outra política mais justa que atinge a todos sem distinção.

   


   É por isso que a Ciência abraça as leis naturais. Essas são imutáveis e cabem a todos sua aplicação. As leis dos homens é falível, corruptível e temporal. Uma mesma legislação não vale para todos os tempos da História...
   São necessárias atualizações para evoluir junto a seu povo, diferem-se entre localidades, de acordo com o comportamento de seus cidadãos e hábitos culturais cultivados no decorrer dos tempos.



 

 No passado, a "Lei de talião" vigorou duramente representada pela frase: " Olho por olho, dente por dente".

     Foi a primeira lei registrada pela escrita, com indícios de citação no Código de Hamurabi, em 1780 a.C. no reino da Babilônia. Esta lei vem de encontro ao nosso tema, pois sua enunciação foi proposta para evitar que a justiça fosse feita "pelas próprias mãos" ( feita de forma excessivamente brutal, atingindo inclusive, muitas vezes os próprios familiares além do ofensor),  o que conferiria ao criminoso após essa legislação que seria tratado qual o crime houvesse cometido, de acordo com a condição social deste e de sua vítima.

      Assim, a ação de cometer um crime, automaticamente lhe geraria uma punição de teor semelhante. Atualmente a palavra "retaliação" é relativa a esta lei que indica a "retribuição" de uma ofensa.
   
     O que faz ser tão intrínseco ao ser humano a necessidade de uma reação a altura frente a uma ação inicial?? A garantia da justiça? o princípio de igualdade? contraponto à humilhação? Recusa da  impassividade? Como exigimos em todos os âmbitos de nossa existência que se cumpram sempre estes elementos e não retribuímos isso com nosso comportamento?? É como ser réu e ter como juiz  um criminoso confesso.

     Ação e Reação é, não só nossa absolvição, como também nossa condenação, pois o juiz de nossas atitudes e comportamentos,desde os mais íntimos aos mais expostos, não se melindra ou se engana...Podemos chamá-lo Consciência.






     A lei do Retorno determina que tudo aquilo que é feito a alguém em algum momento de nossa existência, indubitavelmente retornará a nós. Nem sempre o ato em si, mas certamente a intenção deste feito. Aquela máxima " a semeadura é livre, mas a colheita obrigatória" é uma frase comumente utilizada no ambiente espiritualista oriunda de um provérbio chinês portador de uma Verdade Universal.


 

  Plantar é como costumamos nos comportar em relação a nós mesmos e ao próximo, a colheita é o acerto de contas com a nossa Consciência.

   Há aqueles que atribuem seu julgamento a Deus, mas para chegar até ele é necessário passar pelo crivo da Consciência; Nela encerra-se o livre arbítrio como sentinela que pode  abster-nos da culpa ou acentuá-la.







                                                               A importância do Exame de Consciência descrito por Santo Agostinho é primordial quando queremos repensar nossos feitos e atitudes diárias. 

   Todas as noites, antes de dormir, questionai a tua Consciência se fizeste tudo que estivesse em tuas mãos para o bem próprio do próximo, se não magoaste ou foste injusto com alguém. Só assim, poderás dormir em paz.

     




     Nossas escolhas refletem em nossa vida assim como nosso comportamento reflete na vida daqueles com quem dividimos a convivência. Ação e Reação constantes.
     Padrões mentais atuam num nível acima, interferindo não só nos atores desta cena, mas também capazes de atingir além, e também não escapam desta lei. 

   Somos os únicos responsáveis por cada alegria, dor, amizades, culpa, solidão e amor que plantarmos em nosso caminho terreno. Certamente a colheita será farta se nos colocarmos a caminho do BEM.

   




                                                                                                                                    JRCesar



Para saber um pouco mais:




The British Museum  -  Londres



Acesso livre.

Newton´s House in London
http://www.britishmuseum.org/research/collection_online/collection_object_details.aspx?objectId=3299190&partId=1&technique=1516&page=1














Livro Ação e Reação
Francisco Cândido Xavier
pelo Espírito André Luiz





Referências
http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/leisdenewton.php
http://blog.mundomaior.com.br/07/10/2013/o-que-e-reencarnacao/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog