Vis Viva



 "Quando constatei que a Ciência é a linguagem do UNIVERSO, soube que iria buscá-la."

 " Vis Viva" do latim "Força Viva" .

  Fórmula elementar do Princípio da Conservação de energia.
  Força interior que nos habita, nos põe em movimento, nos propõe ir além e ao mesmo tempo mensura a velocidade com que buscamos nosso ideal no campo de energia física ou intelectual.

   Esta expressão foi termo para designar o precursor do nosso atual conceito de Energia Cinética, ou Energia do movimento, proposto por Gottfried Wilhelm LEIBNIZ  no século 18; Uma formulação matemática para a Teoria da "Lei da Conservação de energia" onde as  trocas de energia, também chamada por ele de "Espírito interior" seriam as responsáveis pela geração do movimento do ser ou objeto.

   


   Mas como um objeto inanimado, uma cadeira por exemplo, poderia ter uma "energia interior"??? Isso valeria para seres com vitalidade, não para os destituídos de vida orgânica...


   Muito polêmica para a sociedade científica, que necessita da comprovação dos fatos e da demonstrada por cálculos ou experimentos. Como tantas outras ideias pioneiras, inicialmente vagas em sua conceituação inicial, o tema conduziu o estudo de outros cientistas na busca do conceito matemático para equacioná-la e prová-la. .



 
  


  Isaac Newton( 1642 - 1727) foi um dos cientistas que mais contribuiu e impactou a Ciência em todos os tempos. Ele era exímio observador, muito reservado e de um brilhantismo intelectual nato, um gênio.


    Seu legado difundiu-se pelo tempo nas mais diversas áreas de pesquisas e foi ele que atribuiu uma causa ao movimento quando em seus experimentos observava-lhes as execuções. Este processo foi chamado de "Trabalho".

   Newton constatou que a mudança de um movimento era diretamente proporcional à força imprimida no objeto analisado.


     Assim para que um corpo dotado de uma massa(m) se movesse, seria exigida uma força direta, para que este corpo adquirisse velocidade(v), caso contrário, ficaria estático. Ele postulou essa lei como "princípio da Inércia".

     Entretanto os estudos não conseguiam comprovar com exatidão a equação proposta por Newton:

 E = m. v/2. Os experimentos utilizavam uma velocidade constante, mas que quando calculada, sempre parecia ser maior. Esta lacuna intrigou cientistas, entre eles uma em especial:



  Emilie du Chatelet (1706- 1749) era filósofa, física e matemática francesa. Uma mulher à frente de seu tempo, acreditou na idéia de Leibniz, de energia interior, apesar de contrariar a teoria do brilhante Newton.

    Ela então alterou a equação, com base nas observações e experimentos dos corpos utilizando uma velocidade constante elevada ao quadrado. Newton pregava a equação com a velocidade apenas simples.

    Dobrando-se o valor da velocidade, obteve-se a equação real da Energia do movimento, que apresentou ao mundo uma velocidade constante para isso. A equação de Newton limitava-se apenas à energia do corpo estático, aquela que ofereceria oposição a alguma força aplicada.


Quando uma ideia é fundamentada em pesquisa séria e válida, um aprofundamento em sua essência atinge outras mentes abertas à estas novas ideias.

     Assim somos nós, como a expressão "Vis Viva" é: Perfectíveis em nossa parcialidade, imperfeitos na nossa totalidade. Somos intermediários entre a descoberta de nós mesmos  e a elucidação de nosso Universo.



   
     Dizemos que um corpo tem Energia Cinética quando ele possui massa e velocidade, sendo essa energia proporcional a elas. Isso corresponde ao Trabalho realizado por este corpo, ou seja, é necessária uma força por trás disso.

   É um processo contínuo pois a Energia nunca é criada ou destruída, ela é Transformada. E a descoberta de Chatelet e Leibniz garantiu avanços maravilhosos nos campos energéticos.





   Um exemplo prático, são os automóveis: Se um carro está a 30 km/h, ele leva uma certa distância para parar na frenagem. Agora, se ele está a 90km/h, ou seja, 3 vezes mais, ele não gastará 3 vezes mais distância para parar...mas 9 vezes.

   Saber isso pode-nos salvar a vida.
   Quanto maior o veículo, maior massa mais difícil será parar (zerando a energia) se a velocidade for alta. É uma equação vital.
Necessitamos de maior tempo e espaço para cessar a energia sem que ocorram danos aos veículos.

     Muitos destes fiéis colaboradores científicos lembrados pela História, trazem consigo ideologias pessoais que por vezes surpreendem pelo seu caráter espiritual.

    Alguns eram exímios físicos, mas se perderam no turbilhão de seus vícios, outros matemáticos sublimes, contudo deixaram o orgulho lhe corroer o íntimo, outros dedicavam-se à Ciência como forma de chegar a Deus.

    Assim, o equilíbrio das asas INTELECTO X MORAL nem sempre fora equânime.



    



   Horas após publicar o primeiro Post sobre Onisciência, assisti ao "acaso" uma palestra do prof. Zalmino Zimmerman a respeito do Perispírito e achei que viria a calhar com o tema da energia cinética.

    Por definição, Perispírito é o envoltório semi-material que relaciona diretamente corpo e espírito. Por ele recebemos os eflúvios do passe, das vibrações positivas ou negativas da nossa faixa mental e magnética, nele situam-se os centros de força que equilibram nosso organismo psico/físico, entre inúmeros outros fatores.




     O Perispírito envolve o corpo material interligando-se ao Espírito. É dotado de variadas possibilidades e propriedades, muitas das quais a \ciência atual ainda não é capaz de explicar, tornando-o algo sobrenatural e distante.

   Mas ele está em nós, nos nossos atos conscientes ou inconscientes, ativando centros de força que se ligam aos plexos no corpo material.





 

 Muitos dos "fantasmas" que a ficção propõe, nada mais é do que a condensação do Perispírito pela utilização de uma substância denominada "Ectoplasma". As materializações são feitas a partir dele. Mas como não há comprovação científica para muitos destes feitos, eles ficam desacreditados pela imposição de dogmas e pela ignorância do assunto em geral.






   Qual a minha surpresa ao ver Leibniz nas considerações iniciais como pioneiro ao utilizar o termo " Corpo fluídico", um século antes de qualquer livro a respeito deste tema.


     Usando a teoria da causalidade, Leibniz explica a existência de Deus. Diz que ele não faz nada ao acaso. O universo não  foi feito pelo homem, mas o homem pode conhecer o universo inteiro.

   Deus é engenhoso e capaz de formar uma “máquina” apenas com a interação das leis da natureza.



                                      Ciência / Espiritualidade???
"Muito mais correlatas e presentes no dia a dia do que podemos perceber. Desde Sempre".






                Gottfried Wilhelm Leibniz  (filósofo e matemático alemão)


* Nasc.: 01/ 07/ 1646  - Leipzig - Alemanha                    
* Falec.: 14/ 11/ 1716 - Hannover - Alemanha

   Leibniz nasceu em Leipzig na Alemanha. Muito cedo ficou órfão de pai que era professor de filosofia moral, e sua mãe lhe transmitiu rígidos valores religiosos. Estudou latim e grego, muitos conhecimentos adquiriu de forma autodidata e ingressou na Universidade de Leipzig, na Alemanha aos 14 anos . Estudou Teologia, Direito, Filosofia e Matemática. Em 1663 era mestre em Filosofia  Aos 20 já estava preparado para receber seu título de Doutor, mas julgaram-no muito jovem e após isso deixou Leipzig e foi para Nuremberg doutorar-se pela Universidade de Altdorf em Direito.
    Em parceria com Isaac Newton, foi um dos fundadores do Cálculo moderno desenvolvendo o conceito de "Integral" e a "Regra do Produto". Também foi pioneiro em perceber a anatomia da lógica, a análise combinatória e formulou o modelo científico que é o precursor teórico da Computação Moderna.
    Foi considerado um dos sete filósofos mais influentes da era Moderna. Um espírito universal, muito inteligente, com aptidões e genialidade em diversos campos.

   Ele também aperfeiçoou os métodos de cálculo manual, introduzindo o primeiro sistema de numeração binário que ficou conhecido como "Roda de Leibniz" em 1672. Com essa invenção conseguiu ser eleito membro da Royal Society de Londres. Em 1676 já havia descoberto o Teorema fundamental do cálculo, mas este só foi publicado 11 anos depois.


           " Todo raciocínio, toda descoberta verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos como números, palavras, sons ou cores".
                                                                                Leibniz



       Leibniz adoeceu em agosto de 1716 vítima de uma crise de Gota, e em novembro deste mesmo ano faleceu solitário longe da aristocracia onde viveu boa parte da vida. Encontra-se sepultado em Neustädter Hof und Stadtkirche St. Johannis em Hannover ,na Baixa Saxonia alemã.



     Somos todos dotados de uma energia interior, nossa "Vis Viva". Para acessá-la basta que nos conectemos com a natureza, onde inserem-se as leis da Vida. Lá podemos encontrar Deus, em cada um de seus minúsculos fenômenos quânticos até o mais magnânimo mistério cósmico. Prece, Oração, meditação, interiorização, são formas de atingir níveis mais internos de Consciência para que possamos desfrutar de nossas potencialidades. 
     Quer ver Deus?
     Amplie sua alma.

                                                                                              JRCesar




  
Para saber um pouco mais:


Leibniz Association                                           Chausseestraße 111                                        10115 Berlin












Universidade de Hannover
Leibniz Universität Hannover
Postfach 6009
30060 Hannover

https://www.uni-hannover.de/de/service/wegweiser/












Livro: Perispírito
Autor: Zalmino Zimmerman
Ed. Allan Kardec





Referências:

http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/Biographies/Leibniz.html
http://clubes.obmep.org.br/blog/b_g-w-leibniz/
http://www.leibnizbrasil.pro.br/
http://www.consciencia.org/leibniz.shtml
http://ecalculo.if.usp.br/historia/leibniz.htm
https://www.quora.com/Is-E-mc-2-analogous-to-E-mv-2-2-If-so-where-does-the-2-go

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog