COSMOS 

   Etimologicamente o termo "Cosmos" vem do grego "Kosmos" que significa Ordem, harmonia.
   O filósofo e matemático grego Pitágoras, por volta de 400 a.C utilizou pela primeira vez este termo para referenciar o Universo, naquele tempo visto apenas como um firmamento de estrelas.

    Embora o associemos para relacionar ao Espaço Sideral, ele ainda é tido como sinônimo de mundo: microcosmos para mundo dos infinitamente pequenos, macrocosmos para os infinitamente gigantes, cosmopolita para cidadãos do mundo, entre outros.



À esquerda:
  Microcosmos abrange o átomo e suas subpartículas, a interação delas, formação de moléculas.

Meio:
   Macrocosmos refere-se ao grande Universo, Supernovas, estrelas, planetas, galáxias, nebulosas, e suas correlações

À direita:
   Microcosmos: Formação de um indivíduo.Suas divisões celulares e especificações. Mitoses para diferenciações celulares.




  Cosmos também é o título de um livro que foi leitura obrigatória no ensino fundamental, mas que como toda grande obra precisa de uma certa maturidade para ser entendida ou, pelo menos, de um interesse real por parte de uma busca interior. Seu autor foi uma daquelas pessoas que eu amaria conhecer, do tipo que você passaria horas conversando a respeito de tudo e nem sentiria o tempo passar... Carl Sagan.  Ele foi responsável direto por grande parte do meu interesse pelo Universo. É curioso como o Cosmos é uma eterna antítese. Desde seu início todas suas estruturas tendem ao " caos", contrariando sua denominação de "Ordem".

   
    Ao visualizarmos o céu à noite, repleto de estrelas, pontos que cintilam magicamente tão estáticos aos nossos olhos, não imaginamos que tudo à nossa volta está se expandindo por intermédio da Energia escura (citada em posts anteriores), o que chamamos taxa de expansão. Este efeito pode ser melhor explicado pela "Lei de Hubble" ( uma homenagem ao seu descobridor, o astrônomo Edwin Hubble) que diz que a velocidade de afastamento das galáxias é proporcional à distância entre elas, ou seja, quanto mais distantes elas estão, mais rápido é o seu afastamento. Por isso não podemos aplicar equações simples para calcular distâncias, por exemplo da nossa Via Láctea a Centaurus A, pois elas estão se distanciando.





      Mas, seriam possíveis COLISÕES entre galáxias??
      Como poderiam colidir-se, se elas estão se distanciando? Pesquisadores descobriram que nem todas as galáxias estão se afastando de nós, pois não existe um referencial fixo. A aproximação de determinadas galáxias pode ter relação a um referencial com maior massa ou relevância, aí somos mera "periferia".



     A aproximação de galáxias causa a possível colisão destas. No caso da Via Láctea, é prevista a sua colisão com a galáxia de Andrômeda em 4 Bilhões de anos, segundo cálculos de nossos astrônomos.



 
     Para saber se uma galáxia está se aproximando ou se distanciando, os cientistas medem o desvio gravitacional da luz dessas galáxias : Se uma galáxia está se afastando os comprimentos de ondas ficam mais compridos e o desvio gravitacional é para o Vermelho devido ao "Efeito Doppler". Se a galáxia estiver se aproximando de nós o desvio ocorre para o Azul e os comprimentos de ondas mais curtos. Estas cores são observadas a partir de um instrumento chamado "espectroscópio".



    O "Efeito Doppler" é a alteração da frequência de uma onda percebida pelo observador em virtude do movimento relativo de aproximação ou afastamento entre a fonte e o observador. Um exemplo típico é o de uma ambulância com a sirene ligada quando se aproxima de nós (som mais agudo) ou se afasta (som mais grave).











     Números são relativos em se tratar do Cosmos: trilhões de estrelas nas incontáveis galáxias, dimensões estelares gigantes, distâncias em "Anos luz", velocidade da luz, dimensões possíveis, buracos negros cujo conteúdo desconhecemos, fusões nucleares ininterruptas, cálculos matemáticos grandiosos para busca de respostas...
    Fatores que nossa ínfima condição humana não consegue processar em sua totalidade.

   

    Um momento que ilustra este pensamento na série "Cosmos" narrada pelo memorável Carl Sagan remete-nos  a uma insignificância tal , que torna difícil entender como alimentamos nosso Orgulho
em querer dominar nosso próximo, achando que somos melhores que ele, subjulgando suas opiniões e comportamentos, que podemos julgar, criticar, denegrir, usurpar, distorcer, iludir, alimentar fatos que acentuam os seus defeitos como se nós mesmos estivéssemos isentos de algum.

    Muito mais que o interesse em diminuir o outro para nos elevar, está a falta de compaixão e caridade com a condição humana.
   O orgulho nos cega, deforma, dissimula pois vem disfarçado de "auto estima", de ostentação do Ego, de se achar tão importante que não possa ser enganado ou traído como o outro que está a seu lado. Porque o outro teria condições de suportar a humilhação e nós não??



   
    Quando lançamos nosso olhar além daquilo que julgamos pertencer, além da simples condição de sobrevivência, da necessidade de sobrepor-se ao seu vizinho com melhores condições financeiras e sociais, da ilusão que vendemos nas redes sociais exaltando a aparente felicidade pela ignorância de não conhecer-se a si mesmo... percebemos que na verdade somos parte de uma vasta organização caótica de energia, de uma megalópole cósmica cheia de mistérios e leis que desconhecemos e que é tão maravilhosa e grandiosa quanto a nossa condição espiritual, cheia de leis e regras que simplesmente desconhecemos.

     O Homem quer dominar outros países, dominar a lua, Marte mas não consegue dominar seus instintos e vícios nocivos.

    O  Calendário Cósmico, proposto por Carl Sagan é um brilhante vislumbre da nossa condição
existencial. Ele dividiu metaforicamente todo o período do Universo, desde o Big Bang até os dias atuais, seus 13,7 BILHÕES de anos em 12 meses como nosso calendário habitual, onde cada mês equivale a 1.250.000.000 anos e cada segundo do calendário corresponderia a 500 anos reais.




Mês     e    dia
Acontecimento
Tempo decorrido
Janeiro            01 -
*Big Bang
há 13,7 Bilhões de anos
Março
*Formação das Galáxias
há 11 Bilhões de anos
Maio            01 -
*Origem da Via Láctea

Agosto
*Formação do Sol
há 5 Bilhões de anos
Setembro       09- 
                14-               
*Origem do Sistema Solar
*Formação da Terra

há 4,5 Bilhões de anos
Outubro       02 -
                
               27 -
*Formação das rochas mais antigas encontradas na Terra
*Aparecimento dos primeiros organismos eucariontes

Novembro        12 -
*Plantas fotossintetizantes

Dezembro
                01- 
                15 -
                16 -
                17 -
                18- 
               20 -
               21 -
               
               23 -
               24 -
               26 -
               27 -
               29 -
      31- 21:24:00 h
         22:48:00 h
         23:59:26 h
         23:59:50 h
         23:59:55 h


         23:59:56 h



         23:59:57 h



         23:59:58 h



         23:59:59 h


*Formação da atmosfera
*Explosão Cambriana
*Era do gelo
*Primeiros vertebrados
*Primeiro Plâncton oceânico
*Plantas começam a colonizar a Terra
*Animais começam a colonizar a Terra
*Primeiros répteis
*Primeiros dinossauros
*Pangea
*Primeiros pássaros
*Extinção dos dinossauros
*Homem anda ereto
*Homo Erectus (espécie)
*Domesticação dos cães
*Construção das pirâmides


*Pitágoras, Guerra de Tróia



*Cristianismo, Julio Cesar, Aristóteles

*Maomé


*Ghengis Kan, peste negra, Marco Polo


*Da Vinci, Lutero, Revolução Científica

há 3 bilhões de anos
há 530 milhões de anos

há 450 milhões de anos





há 250 milhões de anos


há 70 milhões de anos


há 1,8 milhões de anos


há 2,5 mil anos

há 2 mil anos

há 1,5 mil anos


há 1000 anos



há 500 anos

     Hoje nos encontramos no que seria o dia 31 de dezembro em seus últimos milésimos de segundos, mais precisamente, e ainda assim o Homem se julga tão importante que atropela leis como as da natureza para lucrar com sua devastação, utiliza indiscriminadamente os recursos naturais ignorando as consequências futuras, cultua a corrupção para se apropriar individualmente daquilo que seria coletivo, mata em prol de ideais vazios e extremistas, indivíduos de sua própria espécie e muitas das vezes, de mesmo sangue, escraviza, domina, violenta, sem querer compreender que estas atitudes projetam um futuro sombrio e imprevisível.

     O ser humano existe no mundo há tão pouco tempo, e ainda assim consegue devastá-lo de forma tão cruel e insana. Os próprios dinossauros não interferiram tanto no seu habitat como nós. Viveram por impressionantes 135 MILHÕES de anos e ainda assim por uma força maior que suas mandíbulas foram totalmente extintos em um dos vários períodos de Extinção em massa...Isso mesmo, houveram vários destes períodos, onde em alguns foram extintas mais de 80% das espécies da Terra.

     "Se sentindo um pouco pequeno?"... Busque então as informações de que necessita. Volte sua atenção para a grande máquina orgânica que somos, tão incrível e adaptável e ensine sua mente a contemplar o equilíbrio da VIDA, sem exageros, distorções, sem tanto "drama".





Carl Edward Sagan 

Nascimento: 09/ 11/ 1934 - Nova Iorque                        
Falecimento: 20/ 12/1996 - Seattle
Casado com Ann Druyan

   Cientista, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico. Autor de mais de 600 publicações científicas e mais de 20 livros sobre Ciência e ficção científica.
   Foi um dos primeiros cientistas a estudar o efeito estufa em escala planetária
   Em 1980 foi narrador e co-escritor da série televisiva "Cosmos: uma viagem pessoal" onde narra incrivelmente acontecimentos de todo o Cosmos, a bordo de uma nave imaginária. Ele era ateu, não acreditava nos dogmas religiosos impostos nem na fé não raciocinada, nem por isso não citava a espiritualidade.

    Sua genialidade lhe rendeu em 1978 um Pulitzer, vários prêmios e condecorações por seu trabalho de divulgação científica a um público não especializado.

     Morreu aos 62 anos de pneumonia decorrente de uma complicação pancreática de Mielodisplasia. Mas seu legado certamente permanece eterno.



    ”A ciência não é só compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade. Quando reconhecemos nosso lugar na imensidão de anos-luz e no transcorrer das eras, quando compreendemos a complexidade, a beleza e a sutileza da vida, então o sentimento sublime, misto de júbilo e humildade, é certamente espiritual. (…) A noção de que a espiritualidade e a ciência são de alguma maneira mutuamente exclusivas presta um desserviço a ambas.”
— No livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios, de 1995.





Para saber mais:





Série " COSMOS" versão Carl Sagan






Atualmente Neil DeGrasse Tyson atua em um novo formato desta série.


https://www.netflix.com/br/title/8000444


Mais:

https://www.youtube.com/watch?v=tRjVDOgGJ8Y  - Pálido Ponto Azul Legendado

https://www.youtube.com/watch?v=c2sJbjO3Vis - Ultima entrevista Carl Sagan

http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Espaco/noticia/2015/03/12-reflexoes-que-vao-te-introduzir-ao-pensamento-de-carl-sagan.html

https://www.youtube.com/watch?v=f0UDDnbeDqM - Colisão Via Láctea/ Andrômeda





Referências:

https://www.dicionarioetimologico.com.br/cosmos/
https://www.ebiografia.com/carl_sagan/
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lei-hubble.htm
http://www2.ibb.unesp.br/Museu_Escola/6_origem/origem_vida/origem.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan
https://www.biography.com/people/carl-sagan-9469191



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog