Estados fluídicos Universais
![]() |
Fotografia dos cristais de água sr. Masaru Emoto |
Certo dia comecei a assistir um filme que me chamou a atenção pelo título "Quem somos nós". É claro que este é um questionamento muito complexo e de certa forma, nada que dispomos cientificamente poderia explicar de forma correta e completa esta questão existencial, muito menos uma ficção de duas horas...
Em algum momento de nossas existências, acredito que seja uma pergunta recorrente que todos nós abraçamos ou pelo menos, refletimos. O filme é incrível, mas daqueles que exigem muito mais que apenas uma visualização, tamanha bagagem informativa que passa.

Em determinado momento, um experimento me intrigou e uma imagem me fez buscar respostas que possibilitassem o "link" que almejo de Ciência, Filosofia e Espiritualidade.
E respostas não se encerram apenas em um único parâmetro. A energia explica a vida,pois não há vida, sem ENERGIA.
Sólido. Líquido. Gasoso...
Eis os estados físicos das substâncias que conhecemos e estudamos em nossos anos colegiais.
O que determina o estado da matéria é a vibração molecular decorrente de sua energia de ligação e coesão de seus átomos.
Se há muita agitação, necessitam de mais espaço para não se chocarem: assim se comportam no estado gasoso. Para isso mobilizam mais energia para que tudo se processe. Se possuem menor vibração, não se tocam com facilidade, portanto, não exigem muito espaço, ficam mais lentas, característica do estado sólido. O estado líquido é o intervalo entre estes dois comportamentos.
Tudo aquilo a que chamamos matéria, provém de uma condição física. Suas densidades variam como suas massas e componentes químicos, sendo susceptíveis às leis naturais assim como todos nós.
Nada escapa às leis da Natureza.
"Grau de agitação molecular determina o estado da matéria, ou seja a distância entre as moléculas é que determina o estado em que se encontra".
Um exemplo prático seria uma danceteria: 30 pessoas estão numa pista de dança próximos um aos outros. Ao escutarem uma música calma, ficam mais contidos sem esbarrarem-se uns aos outros. Com uma música mais animada, movimentam-se mais e aumentam-se as chances de se tocarem.
Um fator que interfere na posição das moléculas é a temperatura.
Voltemos à danceteria: à medida que o calor aumenta, aumenta-se também o grau de agitação, ou inquietação, e consequentemente a energia envolvida, pois há transpiração, respiração mais intensa, ânimos aflorados. Como estamos em movimento, a energia descrita é a energia cinética, aquela que Leibniz comentou no post anterior.
Mesmo ao mudar de estado a substância preserva sua composição química inicial, apesar de alterar-se microscopicamente (pelo arranjo das partículas) e macroscopicamente ( pelo volume e forma)
Além destes três estados, existem também, outros estados da matéria que muitos desconhecem: o plasma, o condensado de Bose-Einstein e o condensado fermiônico.

O plasma é o quarto estado da matéria. Começou a ser estudado por Michael Faraday em 1830, mas estudos experimentais e teóricos avançados só foram feitos de forma concreta no século seguinte.
Conhecido também como o principal componente das estrelas e dos raios cósmicos, o plasma é obtido através do superaquecimento de gases.
Este tipo de estado da matéria só é possível à nível Estelar, tamanha energia necessária para que ocorra.
Imaginemos um grande recipiente com um gás e vamos aquecê-lo a milhares de graus célsius; A colisão destes átomos cria o tipo de ionização mais comum nos plasmas, que é a ionização colisional. Essas constantes “batidas” que os átomos dão fazem com que estes se ionizem ,ficando eletricamente condutíveis.
Acontece o contrário no Condensado de Bose-Einstein : os átomos alcançam o menor estado possível de energia na natureza e não possuem mais velocidade, pois são resfriados continuamente do estado gasoso ao zero absoluto ( -273,15 graus celsius ou zero Kelvin). O resultado é que os átomos se empilham e ficam em repouso, sem fazer nada. Neste estado assumem condição quântica onde é impossível prever a posição e a velocidade deste elemento quântico no espaço.
Um condensado fermiônico é uma fase da matéria formada por partículas fermiônicas (tipo de partícula fundamental) que se comportam como super fluidas (ausência de resistência a fluxo) a baixíssimas temperaturas. Esta fase está intimamente relacionada ao condensado de Bose-Einstein,por isso muitos consideram-o como parte deste anteriormente citado.
Estes dois últimos na prática só acontecem em condições de MUITO BAIXAS temperaturas, tendendo ao zero absoluto.

Sabemos que ao aquecer um material, ou se nós mesmos ficarmos em locais muito quentes, uma dilatação da matéria ocorre, aumentando seu volume. O contrário ocorre no frio.
Mas e a água??
Por que ela não se contrai quando congela? Já esqueceu por acaso uma garrafa com líquido no congelador e ao retirá-la estava quebrada ?

A geometria da água é classificada como angular.
Ao congelarmos a água , ocorre um agrupamento destas moléculas na forma de cristais, simetricamente, o que faz com que suas moléculas ocupem mais espaço do que se estivessem soltas. Esta dilatação acarreta uma diminuição da densidade o que faz com que o gelo flutue num copo de água. A água em estado líquido é mais densa que ela em estado sólido.

O comportamento irregular da água ao ter sua temperatura variada é explicado pela existência de um tipo especial de ligação entre suas moléculas: ligações de hidrogênio.
Essa ligação é de natureza elétrica e ocorre entre átomos de hidrogênio ligados ao grupo FON (flúor, oxigênio e nitrogênio). No caso da água, o Oxigênio (H2O)
As ligações de hidrogênio estabelecem-se pelo fato de as moléculas de água serem polares, isto é, elas apresentam uma certa polaridade elétrica, onde um dos elementos ligantes consegue ter mais força de atrair o elétron da ligação que o outro. Neste caso, o oxigênio puxa o elétron para si com mais força.
Quando as ligações de hidrogênio se rompem, uma nova situação de equilíbrio das moléculas acontece: elas se aproximam uma das outras, o que se traduz por uma diminuição de volume (contração) para melhor se arranjarem.

De posse destas informações analisemos experimentos feito pelo Sr. Masaru Emoto.
Sr. Emoto é um fotógrafo e escritor japonês que vem desenvolvendo uma série de experimentos ao fotografar os cristais formados pelas moléculas de água em diversas situações expostas a sentimentos, palavras, músicas e até imagens. De posse de um analisador de ressonância magnética, um aparelho que media vibrações, e considerou a possibilidade da água reter informações.
"Vi que não existem dois flocos de neve iguais. Então pensei, neve é água. Se a neve tem cristais, então a água congelada também deve ter".
Ele agrupou as fotos em um livro chamado :" As mensagens da água".
Os cristais formados eram raros em alguns tipos de água, entre elas, as águas de torneira. Coletaram então amostras de vários locais, diretamente da natureza de beleza natural.
Criaram 50 amostras para obterem um padrão de cristalização mais preciso.

Submetidas a uma temperatura de -25 graus centígrados, após o congelamento são analisadas em laboratório a - 5 graus ,microscopicamente. É possível visualizar o cristal crescer em três dimensões, do núcleo para fora.
Seus experimentos submetiam algumas amostras a determinados tipos de música e em outros proferiram palavras que ilustravam sentimentos diversos.
Após fotografarem os cristais, os padrões variaram drasticamente.
Intenções, sentimentos, medos, remorsos, vontades, desejos, toda esta gama vibracional tem origem em um ponto comum da nossa existência: a MENTE. A mente é sede de tudo o que é consciente e inconsciente. É o mecanismo gerador de toda energia posta ou não em prática.
O ser humano também é formado por camadas que compõem o todo existencial e que por intermédio de desdobramentos de diferentes densidades, nos permite acessar estes planos mais profundos. Isso acontece durante o sono, em sessões de regressão, durante a meditação, no transe mediúnico, em experiências de quase morte (EQM), em estágios de profunda concentração como a hipnose.

Em amarelo: Corpo mental. Parte de TODO o complexo existencial. Consciente e subconsciente.
Em rosa: Corpo astral. Psicossoma, corpo espiritual, corpo psíquico ou corpo emocional. Se liga ao corpo físico pelo chamado "cordão de prata".
Em azul: Duplo etérico. Liga o Perispírito ao corpo físico e é responsável pela filtragem das energias que chegam e saem do corpo físico.
A mente se conecta diretamente todos os outros centros.
Plasmam vibrações a partir daquilo que se mentalizam que se "desenham" no entorno deste corpo mental chamados "formas pensamentos". Utilizam para isso a matéria fluídica ou astral e os mantêm em campo de acordo com a intensidade e a clareza destes pensamentos.
A Ideoplastia ( moldagem da força viva do pensamento) é estudada há séculos e encerra como idéias básicas : pensamento e vontade, designadas como forças plásticas organizadoras pelo digníssimo Prof. Dr. Ernesto Bozzano, e que o pensamento não é um atributo do corpo físico, mas do Espírito. Ele apenas modela a matéria no seu estado fluídico dando-lhe forma e atributos.
Eis um fragmento da imensa responsabilidade daquilo que pensamos, desejamos e "plasmamos". Podemos não dispor de mecanismos para visualizar tais efeitos, mas temos sim a comprovação direta destes efeitos em nosso viver. Mentalizações influenciaram a água, assim como o fazem com a água fluídica, ou a água benta. Assim o fazem com nossos 70% aquosos nas células de todo nosso organismo.
Os avanços tecnológicos caminham para a comprovação de tudo aquilo que é atualmente "fantasioso" ou "místico", assim como o fez com a força eletromagnética, invisível aos olhos mas comprovada cientificamente ou com a nossa posição no Cosmos, afinal não podemos "ver" que estamos verdadeiramente entre Vênus e Marte , mas fomos convencidos por esta mesma Ciência de que isso é real.
Assim como não conseguimos enxergar o átomo, ou as partículas subatômicas. ou as moléculas, as células, mas sabemos HOJE como tudo isso se comporta. Se alguém colocasse tais afirmações no século XIV, poderia até ser morto e perseguido por Tribunais como os da Inquisição, como o foram brilhantes cientistas que colocaram-nos no patamar que hoje nos encontramos.
E você, no que acredita?
Para saber um pouco mais:
Um experimento curioso que o sr. Emoto fez e que qualquer pessoa pode tentar fazer em casa é o experimento do arroz. Ele colocou arroz cozido em três potes de vidro e depois os cobriu com água. Durante trinta dias, ele proferiu diariamente as palavras “obrigado” para o primeiro pote e “você é um idiota” para o segundo pote. Já o terceiro pote foi totalmente ignorado.
Como resultado : O arroz que recebia o agradecimento sofreu uma fermentação natural. O arroz que recebeu a ofensa, apodreceu e o terceiro arroz que foi ignorado, mofou.
https://www.youtube.com/watch?v=epoTVejvpEI
Referências:
http://www.if.ufrgs.br/fis01038/biofisica/agua/agua.htm https://senhoradesirius.wordpress.com/2015/07/12/cymatics-visualizando-audio-frequencias
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/plasma.htm
https://www.oficinadanet.com.br/artigo/ciencia/os-estados-da-materia
https://www.youtube.com/watch?v=g_u3q1vDR6E
http://www.japaoemfoco.com/masaru-emoto-a-mensagem-da-agua/
https://www.ippb.org.br/textos/revista-online/dalton-andrea/psicossoma-o-corpo-astral
https://pt.wikipedia.org/wiki/Thought_Forms
http://www.acasadoespiritismo.com.br/artigos/ideoplastia.htm
Comentários
Postar um comentário