Energia Aplicada



 Energia está em tudo.
 Big Bang, início do Universo, há 13,7 bilhões de anos atrás , a única certeza é a presença de energia.  Passamos do tamanho de um átomo ao tamanho de uma galáxia em 1 segundo, tamanha a variante energética envolvida. O poder e ação deste mecanismo associados ao tempo permitiu a criação de elementos químicos que hoje ilustram nossa tabela periódica, ao estudarmos Química.



 Quase que imediatamente moléculas de Hidrogênio (H) se uniram empurradas por uma pressão e temperatura tão altas que causava a fusão de seus núcleos formando assim Hélio (He). Isso ainda ocorre hoje  continuamente no nosso Sol, o que garante o aquecimento da Terra e nos permite sobreviver.





   Essa energia liberada como calor e radiação também é decorrência da formação de novas estrelas, algumas muito, muito maiores que nosso astro-rei.
   Um exemplo em nossa galáxia esta a gigante vermelha VY Canis Majoris.







  

Atualmente a maior estrela encontrada situa-se na Constelação do Escudo  (Scutum) distante de nós 9500 anos-luz e se chama " UY Scuti". Sua circunferência é de 7,5 Bilhões de quilômetros. Até mesmo a luz levaria 6h e 55 min. para circunavegá-la e se por acaso substituíssemos nosso sol por ela, sua circunferência atingiria a órbita de Saturno.





    Imagine quanta Energia está encerra um astro assim?? E quantos milhões de astros como este exitem em nosso vasto Universo??





   A grande maioria das estrelas possuem em abundância o elemento Hidrogênio (H) que é o mais leve dos elementos descobertos. Estas moléculas de hidrogênio se fundem umas às outras pela alta pressão e temperatura , formando Hélio (He).     Este mecanismo, chamado fusão nuclear, gera muita energia que é irradiada para o vácuo existente no Universo.




O que mantêm uma estrela estável é o equilíbrio mantido entre este processo de fusão nuclear e a gravidade , que varia de acordo com o tamanho ( massa) deste astro.





   A fusão atômica dos núcleos celulares ocorre pela elevada pressão e temperatura, alterando o número atômico deste elemento, deixando-o mais pesado, diversificando assim o número de elementos deste astro.

    A morte de uma estrela de grandes e gigantes dimensões é chamada Supernova, e acontece quando todo esse Hélio e Hidrogênio em seu núcleo se extinguem, se queimam como um combustível. 


Ao acabar a quantidade de Hidrogênio para a fusão, esta ex-estrela se colapsa .



    É graças a morte de uma estrela, a este colapso que a leva a uma magnânima explosão e lança no Universo elementos químicos mais pesados que darão origem a estruturas moleculares que formam nossas estruturas. 



   Sim...somos feitos de poeira e gás, o mesmo a formar planetas, insetos, cometas, bactérias... Tudo que conhecemos.


 Cientificamente aprendemos que para a geração do movimento é necessária uma energia. Andar, se exercitar, pensar, trabalhar e mesmo parados necessitamos de energia para as funções vitais. Pela alimentação propiciamos condições para que nossas células por mecanismos de fantástica ordem quebrem as moléculas do que comemos e as transformem em combustível celular. A energia do microcosmo... Energia está em TUDO.

 Chamamos Energia mecânica a energia formada pela energia cinética ( possui velocidade)  e energia potencial (gravitacional ou elástica). 


     Na doutrina espírita atribuímos a formação dos seres ao Fluido Universal ou Fluido cósmico Universal. Crenças a parte o princípio vale quando aplicamos as leis da natureza. 

     A cosmologia estuda hoje a composição da "matéria escura", que circunda nosso "espaço sideral", é este o espaço que intermedia os planetas, astros, estrelas, e tudo aquilo que tem "massa". 

     Só pode ser percebida pela atração exercida em corpos celestes e ainda assim sua densidade no Cosmos equivale a 23% deste .Mas essa matéria escura não está isoladamente misteriosa. Estudos apontam para uma "Energia escura" e funcionaria como uma "gravidade repulsiva.

    Ela pode corresponder a impressionantes 73% de tudo que existe no Universo e como paralelamente os cientistas determinam que o Universo está se expandindo e tendo esta expansão acelerada mais intrigante fica para determinar os limites do Universo.

   Espiritualmente o que a Ciência busca elucidar tem o nome de Fluido Cósmico Universal. É a base de tudo o que é criado. A partir dele é possível formar-se Matéria e Espírito, assim como a infinidade de mundos, planetas e seres constituintes do misterioso Cosmos. 



     Este fluido é modificado de acordo com a constituição material do mundo, estrela ou sistema, de acordo com o grau de evolução de suas espécies.




   Na Terra, grandezas físicas e interações químicas interagem-se entre si na manipulação da energia responsável pela interação entre o Homem e o globo.

   Isso acontece desde que a matéria começou a se condensar com os elementos oriundos da poeira estelar. Bilhões de anos moldaram elementos, células, moléculas e tecidos para que obtivéssemos o nosso atual estado de matéria.





  
 Fluido vital é um fluido que anima a vida, encontrado apenas nos seres orgânicos. Forma-se, como todos os fluidos espirituais, de transformações do Fluido Cósmico Universal. 



O ato da fecundação propicia ao Espírito que irá encarnar a chance de uma nova experiência terrena, onde poderá aproveitá-la para sua evolução ou se manter em estágio evolutivo inalterado. O Espírito nunca regride em sua condição.




   Durante o processo gestacional, o Espírito gerado irá se impregnando de determinada quantidade deste fluido, gradativamente, quantidade esta proporcional ao tempo médio de vida que terá na Terra. 

   A quantidade de fluido vital, no entanto, poderá sofrer modificações durante a existência, para mais ou para menos de acordo com a condição de vida do indivíduo.


   


O perfeito funcionamento dos órgãos poderia renová-lo; assim como também poderia sofrer um processo de deterioração em consequência de uma vida atormentada moral e emocionalmente, cheia de vícios, desregras, sentimentos inferiores e além. 

Imaginemos um veículo, quanto mais acelero,mais combustível gasto, quanto mais oscilo entre acelerar e frear, mais combustível queimo, mas em aceleração constante, economizo. A descarga da adrenalina de forma inconstante ativa uma alteração no processo circulatório e cardíaco. Altera níveis hormonais e basais.



   Fluidos são energia em trânsito, seja emitindo-a ou recebendo-a. Tudo inserido no Universo segue tais leis e independe de estarmos conscientes. Perdemos energia vital com a ira, com a preguiça, com o contato de pessoas tóxicas e vícios nocivos, que sugam-nos a energia, deixando-nos cansados e desanimados...






   Assim analogamente é a vida:  o equilíbrio nos torna constantes e estáveis. 
   Captamos este fluido de várias formas:  pela respiração, pela boa alimentação, pelo sono reparador, pelo contato com a natureza, pela meditação positiva, pela atividade física constante e regular, ao pisar na areia, no contato com a água, pela leitura edificante, pela mentalização e oração,  pois tudo isso nos traz calma, conforto e reenergização.





     Cuide de seus pensamentos assim como cuida de seus desejos. Quando policiamos nossas intenções olhando-as externamente a nossa vontade, antecipamos a consequência de nossas ações e exercitamos nosso autoconhecimento.











   Para saber um pouco mais:




Museum of Science + Industry
Chicago
5700 S Lake Shore Drive
Chicago , IL , 60637

Horário de funcionamento: 09:30 - 17:30h


http://www.msichicago.org/explore/whats-here/exhibits/future-energy-chicago/








Referências:


acervociencia.com/2017/01/astronomia

www.youtube.com/watch?v=cv5MrrXjQB8
super.abril.com.br/tecnologia
hypescience.com
http://www.misteriosdouniverso.net/2014/04/nascimento-vida-e-morte-de-uma-estrela.html
http://www.misteriosdouniverso.net/2015/03/os-caminhos-da-luz-o-que-e-dualidade.html
http://www.gelm.info/413083965

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog